13 Abr 2020
Paciente que faleceu em Jacinto testa negativo para Coronavírus

Saiu hoje o resultado do teste da paciente que faleceu sob suspeita de infecção do novo coronavírus no município de Jacinto. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde o teste, realizado pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED) em Belo Horizonte, deu negativo. A paciente possuía quadro de síndrome respiratória aguda grave, por isso teve amostra coletada para realização de exames. Com o resultado, Jacinto segue sem casos confirmados da Covid-19.

De acordo com o secretário de saúde, Antônio Alves, o município está tomando todas as medidas necessárias para evitar que o vírus chegue. Barreiras sanitárias foram montadas nas entradas e saídas da cidade, a fim de estabelecer controle de quem chega no município. Ainda de acordo com o secretário, pessoas oriundas de regiões com casos confirmados de Covid-19 são mantidas em isolamento domiciliar e recebem acompanhamento de uma equipe da secretária por até duas semanas. Caso apresente algum sintoma nesse período, esses pacientes podem ser submetidos a teste do novo coronavirus.

Segundo Frederico Lúcio, coordenador da atenção primaria da Secretaria de Saúde, as barreiras sanitárias também cumprem a tarefa de orientar as pessoas sobre os cuidados que precisam tomar para evitar o contágio da doença. “Todo mundo é orientado a sair de casa apenas em caso de extrema necessidade e, ao sair, deve evitar aglomerações e contatos pessoais. Além, é claro, das recomendações de lavar as mãos com frequência e fazer uso de álcool em gel”, comentou.