20 Nov 2017
ENTREGA DE TABLETS PARA OS AGENTES DE SAÚDE.

Na manhã desta segunda-feira, 20 de novembro, o Prefeito Leonardo Augusto, entregou aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), 30 (trinta) Tablets, que auxiliará os Agentes nas visitas e cadastros familiares.

Leonardo enfatizou seu modo de gerir o Município, ofertando condições de trabalho aos servidores para que devolvam aos usuários uma prestação de serviço com qualidade. Pontuou que em sua gestão os Agentes de Saúde terão a mesma importância, avaliada proporcionalmente às suas responsabilidades, quanto aos demais profissionais de saúde. Lembrou ainda que é um dos poucos municípios da região que bonifica os Agentes de Saúde com o prêmio-produtividade PMAQ.

Por sua vez, Hillana Santana, Secretária de Saúde, avaliou como positiva a ação, eis que dentre os vinte e cinco Municípios integrantes da Gerência de Saúde de Pedra Azul, Jacinto foi o primeiro a contemplar os Agentes de Saúde com os tablets. Explana que os equipamentos foram adquiridos com recursos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - PMAQ. Por fim, ressalta que a ferramenta veio otimizar o trabalho dos profissionais, bem como melhorar o uso da informação na gestão e no cuidado em saúde.

Clarissa Meirelles, Coordenadora Municipal de Atenção Primária explica que os equipamentos contêm o sistema de e-SUS AB-Território que será alimentado pelos ACS´s em tempo real, o que até então era realizado manualmente e só depois lançado os dados no sistema. Frisa que a gestão atual trabalha valorizando os profissionais, bem como a população em geral, o que é uma conquista de todos. “Vejo que a aquisição dos equipamentos marca uma nova era no quesito saúde do Município, eis que a tendência mundial é a otimização do serviço com o uso das tecnologias disponíveis no mercado.”

Cristina Durval, referência municipal do sistema e-SUS, explica que o equipamento é de uso exclusivo do programa. Informa que o aparelho trará, em curto espaço de tempo, economia aos cofres públicos, vez que as informações serão processadas de maneira informatizada, substituindo as fichas de cadastro. “Antes, o Agente realizava uma visita na casa do usuário, colhia as informações num formulário impresso e depois digitava no computador. Ou seja, fazia o serviço duas vezes. Com os tablets, o Agente cadastra o paciente e descarrega as informações no computador do PSF, de forma sincronizada.” Ao final, explica que a utilização dos novos equipamentos (tablet) facilitará a coleta de dados e registros da população, adquirindo mais qualidade, agilidade e segurança no processo de trabalho dos Agentes.

Já Frederico Lúcio, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, frisa que o Agente Comunitário de Saúde é uma das principais portas de acesso aos serviços de saúde. “Espero que o uso do tablet e do e-SUS pelo ACS possa representar uma otimização do tempo e das ações realizadas por estes profissionais fundamentais na Estratégia Saúde da Família. A população será a grande beneficiada. “

A Agente Comunitária de Saúde do PSF Esperança, Analita Evangelista, externou seu entusiasmo com a ação da seguinte maneira: " Esperávamos há muito tempo por esse momento. Enfim, chegou. Esse período de teste que trabalhei com o tablet foi maravilhoso. O equipamento veio para substituir a papelada do dia-a-dia. Conseguiremos aumentar o número de visitas mensais e, em troca, ganharemos a satisfação do usuário.

O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS AB, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico. http://dab.saude.gov.br/portaldab/esus.php

Município transparente.

#ConstruindoUmNovoTempo