Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Jacinto - MG
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Canal do Youtube
Prefeitura Municipal de Jacinto

Atenção

Em cumprimento ao Artigo 73 da Lei Eleitoral nº 9.504/97, as redes sociais e o portal da Prefeitura, a partir de 6 de julho até o final do processo eleitoral de 2024, publicarão apenas conteúdo de utilidade pública.

Notícias

Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
Nov
20
20 Nov 2017
ENTREGA DE TABLETS PARA OS AGENTES DE SAÚDE.
sdad Foto Noticia Principal Grande

Na manhã desta segunda-feira, 20 de novembro, o Prefeito Leonardo Augusto, entregou aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), 30 (trinta) Tablets, que auxiliará os Agentes nas visitas e cadastros familiares.

Leonardo enfatizou seu modo de gerir o Município, ofertando condições de trabalho aos servidores para que devolvam aos usuários uma prestação de serviço com qualidade. Pontuou que em sua gestão os Agentes de Saúde terão a mesma importância, avaliada proporcionalmente às suas responsabilidades, quanto aos demais profissionais de saúde. Lembrou ainda que é um dos poucos municípios da região que bonifica os Agentes de Saúde com o prêmio-produtividade PMAQ.

Por sua vez, Hillana Santana, Secretária de Saúde, avaliou como positiva a ação, eis que dentre os vinte e cinco Municípios integrantes da Gerência de Saúde de Pedra Azul, Jacinto foi o primeiro a contemplar os Agentes de Saúde com os tablets. Explana que os equipamentos foram adquiridos com recursos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - PMAQ. Por fim, ressalta que a ferramenta veio otimizar o trabalho dos profissionais, bem como melhorar o uso da informação na gestão e no cuidado em saúde.


Clarissa Meirelles, Coordenadora Municipal de Atenção Primária explica que os equipamentos contêm o sistema de e-SUS AB-Território que será alimentado pelos ACS´s em tempo real, o que até então era realizado manualmente e só depois lançado os dados no sistema. Frisa que a gestão atual trabalha valorizando os profissionais, bem como a população em geral, o que é uma conquista de todos. “Vejo que a aquisição dos equipamentos marca uma nova era no quesito saúde do Município, eis que a tendência mundial é a otimização do serviço com o uso das tecnologias disponíveis no mercado.”

Cristina Durval, referência municipal do sistema e-SUS, explica que o equipamento é de uso exclusivo do programa. Informa que o aparelho trará, em curto espaço de tempo, economia aos cofres públicos, vez que as informações serão processadas de maneira informatizada, substituindo as fichas de cadastro. “Antes, o Agente realizava uma visita na casa do usuário, colhia as informações num formulário impresso e depois digitava no computador. Ou seja, fazia o serviço duas vezes. Com os tablets, o Agente cadastra o paciente e descarrega as informações no computador do PSF, de forma sincronizada.” Ao final, explica que a utilização dos novos equipamentos (tablet) facilitará a coleta de dados e registros da população, adquirindo mais qualidade, agilidade e segurança no processo de trabalho dos Agentes.

Já Frederico Lúcio, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, frisa que o Agente Comunitário de Saúde é uma das principais portas de acesso aos serviços de saúde. “Espero que o uso do tablet e do e-SUS pelo ACS possa representar uma otimização do tempo e das ações realizadas por estes profissionais fundamentais na Estratégia Saúde da Família. A população será a grande beneficiada. “

A Agente Comunitária de Saúde do PSF Esperança, Analita Evangelista, externou seu entusiasmo com a ação da seguinte maneira: " Esperávamos há muito tempo por esse momento. Enfim, chegou. Esse período de teste que trabalhei com o tablet foi maravilhoso. O equipamento veio para substituir a papelada do dia-a-dia. Conseguiremos aumentar o número de visitas mensais e, em troca, ganharemos a satisfação do usuário.

O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS AB, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico. http://dab.saude.gov.br/portaldab/esus.php

Município transparente.

#ConstruindoUmNovoTempo

Autor: Merivaldo Porto