21 Jan 2021
Covid: Primeiras pessoas são vacinadas em Jacinto; cerimônia contou com presença de autoridades

A técnica em enfermagem, Elvani Pereira de Almeida, a “Eva”, como é mais conhecida. Foi a primeira pessoa ser vacinada em Jacinto-MG, contra a Covid-19. A vacina foi aplicada pela vice-prefeita, Clarissa Gavião, que é enfermeira e farmacêutica.

As primeiras aplicações ocorreram na manhã dessa quarta-feira, dia 20 de janeiro, durante cerimônia realizada na sede da Secretaria de Saúde do Município. Também foram vacinadas outras profissionais de saúde: Paula Mayer Lima Silmveira, médica clínica geral do Centro de Atendimento Covid-19; Elizabete Rocha Neves, técnica em enfermagem do Hospital Bom Pastor; e Ivonádia Ferreira Sales, dentista da Unidade Básica de Saúde Esperança. Também fizeram a aplicação das primeiras vacinas as enfermeiras Lilian Gil, coordenadora da Atenção Primária, e Clarice Almeida, coordenadora de imunização.

Participaram do ato a Juíza de Dirieito titular da Comarca de Jacinto, Letícia Fontes Guedes; a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Pabiana Sousa; A primeira-dama do município Edna Ferreira; a Secretária de Educação, Ana Crsitina, o coordenador-geral de Saúde, Frederico Lúcio; o presidente do Consórcio Municipal de Saúde, Messias Mendonça; o diretor do Hospital Bom Pastor, Edmar Alves; dentre outras autoridades. O prefeito Junior de Denir e o Secretário de Saúde Willian Pereira não participaram da cerimônia pois estão em viagem cumprindo agenda na capital mineira.

O coordenador de saúde, Frederico Lúcio, mais conhecido por Fred, explicou aos presentes que o Município recebeu apenas 37 doses da vacina para primeira fase da campanha de vacinação. Com o número reduzido, estão sendo priorizados os profissionais de saúde linha de frente, com mais contato pessoal com os pacientes e, portanto, maior exposição ao vírus. Segundo ele, as 37 pessoas vacinadas agora receberão a segunda dose do imunizante três semanas depois, como determina protocolo do Ministério da Saúde. Fred ainda informou que não há previsão de recebimento de mais vacinas.