04 Nov 2022
32° Reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Pela primeira vez.
A Prefeitura Municipal de Jacinto através da Secretaria Municipal de Saúde, sediou na última quinta (03), a 32° Reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Pela primeira vez, o Município recebeu as Micros conjuntas de Almenara/Jacinto, Itaobim e Pedra Azul, em reunião composta pela Gerência Regional de Saúde do Estado, pelo COSEMS e pelos secretários municipais de saúde dos 25 municípios que compõem a GRS Pedra Azul.
Em pauta, foram tratados assuntos de interesse do município de Jacinto e de toda região de saúde tendo como temas principais a implantação da Unidade de Suporte Avançado - SAMU 192 em Jacinto, implantação do programa FarmaCIS, Implantação do Projeto de Tratamento e Acompanhamento para Pacientes de Retinopatia Diabética, dentre várias outras ações de saúde que virão para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos Jacintenses e do Médio e Baixo Jequitinhonha.
Segundo o Secretário de Saúde, Ronny Patrick, a participação dos gestores municipais de saúde é fundamental para a construção das políticas públicas de saúde na região. Ronny ainda disse que o CIB é um importante espaço de luta, articulação e pactuação para a gestão do SUS no Estado e nos municípios. “Temos mais voz através das reivindicações e discussões conjuntas das pautas que ampliarão a oferta de proteção à saúde dos nossos usuários. Por isso a importância de estar presente nesse espaço tão importante de luta e de garantia de direitos aos cidadãos."
Já o Prefeito Junior de Deni ficou enaltecido de poder sediar esse tipo de evento pela primeira vez no Município. Segundo ele, a CIB é um espaço intergovernamental, político e técnico em que ocorrem planejamento, negociação e a implementação das políticas de saúde pública, sendo assim, de extrema importância para Jacinto e região. “Poder trazer esse espaço de discussões tão importante da pauta da Saúde para o nosso Município e receber as ótimas menções através da Gerência Regional do Estado, mostra a força que temos e que nosso trabalho está seguindo no caminho certo”, finalizou.