IV Conferência Municipal de Saúde
Publicado em: 31/05/2017 ás 17h09 Autor:

A prefeitura de Jacinto, por intermédio da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, realizou no dia 27/05/2017 a IV Conferência Municipal de Saúde, cujo tema principal foi "A saúde das Mulheres, integralidade com equidade. Na avaliação dos organizadores e da população que se fez presente, o evento foi considerado um sucesso. A secretária de saúde, Hillana Santana, frisou que o evento registrou o maior público de uma conferência de saúde já realizada no município. Hillana enfatizou que a organização do movimento se deu graças à sua equipe composta por profissionais comprometidos. Cerca de 600 pessoas compareceram ao movimento. Já o prefeito Leonardo, ressaltou que o evento é o reflexo de sua gestão, um governo que busca ouvir os anseios da população. As Conferências Municipais de Saúde são de extrema importância para o bom funcionamento da gestão municipal, por meio dela é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde. Prevista na Lei nº 8142/90, a conferência deve acontecer a cada quatro anos e contar com a representação dos vários segmentos sociais, seu produto expressará as necessidades de saúde daquela população e servirá de base para a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS) e Plano Plurianual. O evento consolidou as reivindicações da população colhida durante as pré-conferência ocorrida, respectivamente nos dias 09/05 no Bairro Nossa Senhora das Graças (PSF Vida Nova); 11/05 no Povoado de Bom Jardim (PSF Bom Jardim); 12/05 no Povoado de Conceição e no Bairro Nossa Senhora Aparecida (PSF Amigos da Família); 16/05 - Distrito de Jaguarão (PSF Jaguarão); 17/05 - Distrito de Avaí (PSF Avaí) e 18/05 - no centro (PSF Esperança).